• Dr. Roberto Viña Coral • Blog • Bebida alcoólica no pós bariátrica. •

Atenção ao Paciente BLOG

Bebida alcoólica no pós bariátrica.

27 de outubro de 2021

Bebida alcoólica no pós bariátrica.

O consumo de álcool não é permitido nos primeiros seis meses pós-cirurgia bariátrica, mas esse tempo pode variar de acordo com o paciente e as instruções do médico. Isso acontece porque o álcool pode danificar as mucosas do estômago e do intestino, além de reduzir a absorção de nutrientes tão importantes nessa nova fase. 

O problema com álcool atinge, em média, 25% dos pacientes e seu uso abusivo no período pós-operatório é a principal causa do reganho de peso. Apesar das contraindicações, é relativamente comum os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica aumentarem o consumo de bebidas alcoólicas após o processo. 

Acontece que nos pacientes bariátricos a absorção do álcool é mais rápida, o que acelera a embriaguez, mesmo com a ingestão de pequenas quantidades. Além disso, o tempo de desaparecimento de álcool no sangue é quase o dobro, em comparação com o pré-operatório, e as pessoas operadas apresentam mais sintomas de embriaguez com menos doses. Para uma pessoa operada tomar duas doses de bebida alcoólica equivale ao consumo de quatro doses antes da cirurgia. A bebida não fornece nutrientes para o organismo, além de prejudicar a absorção de nutrientes ingeridos por outras fontes, atuando como depressor do SNC (Sistema Nervoso Central).

De uma forma geral, a OMS (Organização Mundial da Saúde) indica os seguintes limites de consumo:

  • 15 gramas de etanol para mulher (por dia);
  • 30 gramas de etanol para homem (por dia).

Em termos comparativos, no caso da mulher, esse limite equivale a uma lata de cerveja por dia. E, consequentemente, duas para o homem.

Se a bebida for o vinho, equivale a uma taça (de 120 ml) para mulheres e duas para homens. Quando falamos nos destilados, o limite é de 40 ml para as mulheres e 60 ml para os homens.

Ressaltamos que não se trata de algo específico para o paciente bariátrico. O ideal é que o paciente bariátrico faça uma redução considerável do consumo de bebidas alcoólicas, evitando assim prejuízos causados pela ingestão da bebida alcoólica,  como:

  • Irritação da mucosa gástrica, interferindo na digestão dos alimentos;
  • Sobrecarga do fígado, que precisa alterar a produção de enzimas para metabolizar;
  • Diminuição das reservas e/ou inibição da absorção e utilização pelo organismo de importantes nutrientes: vitaminas (B1, B2, B3, B6, B12), ácido fólico, vitaminas (A, C, D), Magnésio, Zinco, Ferro, Cálcio e Selênio, comprometendo metabolismo energético e Destoxificação hepática entre outras funções;
  • Acidificação do intestino desequilibrando a microbiota intestinal levando a Disbiose;
  • Desidratação do organismo por interferir na produção do hormônio que faz o corpo controlar a urina, sobrecarregando os rins.

Por tudo isso, sempre precisará de um “olhar multidisciplinar” sobre estes pacientes que passaram por uma cirurgia bariátrica, devendo se conscientizar de que a obesidade é uma doença crônica e caso ele não se controle, não mude seus hábitos e não faça um acompanhamento médico rigoroso, o reganho de peso pode ser inevitável.

TODOS

Dr. Roberto Coral ESPECIALIDADES

  • Cirurgia do APARELHO
    DIGESTIVO

    A Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade médica que realiza o tratamento cirúrgico das patologias do sistema digestivo, com exceção da cavidade oral.

    SAIBA MAIS

  • Cirurgia BARIÁTRICA
    E METABÓLICA

    A Cirurgia Bariátrica e Metabólica é indicada para pacientescom IMC > 35kg/m² com comorbidades associadasou para qualquer paciente com IMC > 40kg/m²

    SAIBA MAIS

Clínica nas Nuvens AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Você pode consultar os horários disponíveis e agendar sua consulta agora mesmo. É só clicar no link e escolher o melhor dia e horário para sua consulta.

Atenção ao Paciente DEPOIMENTOS