• Dr. Roberto Viña Coral • Blog • Fístula na cirurgia bariátrica ou após o procedimento cirúrgico. •

Atenção ao Paciente BLOG

Fístula na cirurgia bariátrica ou após o procedimento cirúrgico.

08 de outubro de 2021

Fístula na cirurgia bariátrica ou após o procedimento cirúrgico.

Durante o procedimento cirúrgico contra a obesidade, o estômago é grampeado e suturado (costurado), e caso haja rompimento desses grampos ou pontos, haverá vazamento de secreção gástrica ou alimento para dentro da barriga, o que pode levar a uma infecção. Esse “vazamento” é denominado de fístula. Normalmente, as fístulas ocorrem por má cicatrização dos tecidos, por falta de vascularização e oxigenação destes. O período mais crítico da formação da fístula gira entre o quinto e o décimo dia de pós-operatório.

Alguns fatores como tabagismo, diabetes descontrolado, imunossupressão e outras condições crônicas podem facilitar este processo. No entanto, na maioria das vezes, a ocorrência das fístulas são ao acaso.

Outro fator que pode levar às fístulas é a ingestão exagerada de alimentos nos primeiros dias após a cirurgia, o que acaba pressionando os grampos ou as suturas.

Felizmente, o risco da fístula é menor que 1%. No entanto, seu tratamento deve ser o mais precoce possível e sua cicatrização pode ser demorada,  podendo levar 1 mês, atingindo sua melhor resistência após cerca de 4 semanas, daí a importância da dieta líquida indicada neste período.

Alguns sinais e sintomas da fístula:

  • Coração acelerado (taquicardia);
  • Febre; 
  • Diminuição do volume da urina; 
  • Pressão baixa;
  • Respiração ofegante;
  • Baixa aceitação da dieta e;
  • Fortes dores abdominais, nas costas ou no ombro também podem indicar sinais de fístula.

*CASO ESSES SINAIS E SINTOMAS ACONTEÇAM O PACIENTE DEVE PROCURAR COM RAPIDEZ SEU CIRURGIÃO BARIÁTRICO.    

Tratamento da fístula

Se o caso da fístula não for tão severo, o uso de antibióticos intravenosos (pela veia) e jejum podem resolver. Em casos mais graves, pode ser necessário uma nova intervenção cirúrgica com o uso de laparoscopia ou laparotomia. Muitas vezes, faz-se necessário a instalação de sonda nasoenteral para alimentação enteral para nutrição precoce do paciente. Outros casos, pode-se utilizar via intravenosa para alimentação. Quanto mais precoce for a intervenção (seja cirurgia, punções ou uso de antibióticos), mais fácil e menos prolongado será o tratamento, após.

Laparoscopia ou laparotomia?

Os dois tipos de técnicas cirúrgicas são usados atualmente e recomendados por diversos cirurgiões. A escolha de uma dessas duas opções irá variar de acordo com a necessidade do paciente. 

Geralmente, a cirurgia de laparoscopia é frequentemente recomendada por oferecer um nível menor de invasão ao paciente, já que o abdômen não fica exposto e o paciente não perde tanto sangue ao longo do procedimento. Além de que as dores no pós-operatório são menores e o tempo de recuperação também.

TODOS

Dr. Roberto Coral ESPECIALIDADES

  • Cirurgia do APARELHO
    DIGESTIVO

    A Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade médica que realiza o tratamento cirúrgico das patologias do sistema digestivo, com exceção da cavidade oral.

    SAIBA MAIS

  • Cirurgia BARIÁTRICA
    E METABÓLICA

    A Cirurgia Bariátrica e Metabólica é indicada para pacientescom IMC > 35kg/m² com comorbidades associadasou para qualquer paciente com IMC > 40kg/m²

    SAIBA MAIS

Clínica nas Nuvens AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Você pode consultar os horários disponíveis e agendar sua consulta agora mesmo. É só clicar no link e escolher o melhor dia e horário para sua consulta.

Atenção ao Paciente DEPOIMENTOS