Síndrome de Dumping
WhatsApp03 de setembro de 2021

A Síndrome de Dumping é uma possível consequência da cirurgia bariátrica. Ela é ocasionada pela passagem rápida do estômago para o intestino de alimentos com grandes concentrações de glicose, em geral amido, carboidratos simples e açucares nos pacientes submetidos a cirurgias gástricas, como a bariátrica e metabólica. Com a alteração anatômica do estômago, este distúrbio pode causar sonolência, fraqueza, náuseas, cólicas intestinais, desmaios e diarreia. Lembrando que não são todos os pacientes submetidos a essas cirurgias que apresentam a Síndrome de Dumping.
O paciente pode apresentar dois tipos de Dumping — o precoce, em que os sintomas aparecem de 30 a 60 minutos após as refeições, ou o tardio, em que eles irão aparecer somente após 1 a 3 horas depois de se alimentar. Os sintomas normalmente duram cerca de 5 a 10 minutos e cessam espontaneamente.
Sintomas:
Os principais sintomas relatados pelos pacientes com a síndrome são os seguintes:
Saciedade precoce com pequenas porções alimentares;
- Cólicas;
- Diarreia;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Fome excessiva;
- Ansiedade e irritabilidade;
- Dor abdominal;
- Sudorese;
- Taquicardia;
- Desmaios.
Dicas para evitar os sintomas
- Fracionar a alimentação em cerca de seis refeições diárias;
- Evitar o consumo de açúcar e doces;
- Não ingerir líquidos durante as refeições — prefira ingerir líquidos uma hora antes ou depois de comer;
- Aumentar a ingesta de fibras;
- Mastigar bastante os alimentos.
A Síndrome de Dumping é um efeito colateral das cirurgias bariátricas, mas não há motivos para pânico! A melhor maneira de evitá-la é ter uma vida saudável e equilibrada. Seguir sempre as orientações do seu nutricionista e cirurgião bariátrico! E, caso ela aconteça com você, há maneiras de tratá-la e de garantir a qualidade de vida do paciente.