Uso do Dreno após a Cirurgia Bariátrica.
WhatsApp26 de abril de 2022

O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado. Dentre as cirurgias mais comuns para a colocação do dreno estão as cirurgias abdominais, como a cirurgia bariátrica.
O uso do dreno na cirurgia bariátrica (gastroplastia) não é obrigatório e, em muitos casos, pode ser descartado. Isso vai depender da necessidade identificada pelo cirurgião bariátrico. O dreno pode causar algum incômodo no pós-operatório, por isso muitos cirurgiões bariátricos optam por não utilizá-lo.
Como funciona o dreno na bariátrica?
Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas, normalmente quando parar de sair secreção.
Existem diferentes tipos de drenos, por exemplo de borracha, plástico ou silicone.
Como devo cuidar do dreno?
Para manter o dreno funcionando corretamente não se pode quebrar o tubinho ou fazer movimentos bruscos porque podem acabar arrancando o dreno e causando um ferimento na pele. Por isso, uma das melhores formas de cuidar do dreno é manter-se calmo e repousar, tal como indicado pelo médico.
Como saber se o dreno está entupido?
Observar alterações no local de inserção do dreno (hiperemia, secreção e/ou edema). Perguntar ao paciente se ele sente dor no local da inserção do dreno. O procedimento para desobstrução de um dreno de aspiração consiste na realização imediata de uma massagem na extensão do dreno. A obtenção de êxito na desobstrução depende de alguns fatores como: tempo que este dreno está obstruído, se estava fechado o clamp, ou da coagulação da drenagem.
Como é feita a retirada do dreno?
A retirada é feita normalmente no consultório do médico e não é necessário levar pontos, pois os buracos fecham sozinhos.
Normalmente, tirar o dreno não dói e, por isso, não é preciso anestesia, no entanto em alguns casos, como no dreno torácico, pode-se aplicar anestesia local para diminuir o desconforto.
O curativo, do dreno ou o depósito não devem ser trocados em casa, devendo ser substituídos no hospital ou no posto de saúde por um enfermeiro. Assim, se o curativo estiver molhado ou se o recipiente do dreno estiver cheio, deve-se ir ao posto de saúde ou ligar para o médico ou enfermeiro para saber o que fazer.
Deve-se também fazer a higiene do local, duas vezes por dia ou conforme orientação médica.
É possível tomar banho com o dreno, desde que seja coberto a região para que não molhe, pois pode causar infecção.
Deve ir no médico se houver:
- Vermelhidão, inchaço ou pus em torno da inserção do dreno na pele;
- Dor intensa no local do dreno;
- Cheiro forte e desagradável no curativo;
- Curativo molhado;
- Aumento na quantidade de líquido drenado ao longo dos dias;
- Febre acima de 38º C.
Estes sinais indicam que o dreno não está a funcionar corretamente ou que pode haver uma infecção, sendo muito importante identificar o problema para fazer o tratamento adequado.
Se tiver mais dúvidas, estou sempre à disposição no consultório. Tem mais coisas interessantes no nosso blog, confira!