Quando é indicada a cirurgia plástica após bariátrica.
WhatsApp23 de novembro de 2022
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a cirurgia bariátrica não é o último passo na luta contra a obesidade. Após uma grande perda de peso, como a que acontece pela cirurgia bariátrica, pode surgir um excesso de pele em alguns locais do corpo, como abdômen, braços, pernas, seios e nádegas, que pode deixar o corpo com uma aparência flácida e com a silhueta pouco definida, prejudicando a autoestima e outros aspectos da vida.
Nestes casos, está indicada a cirurgia reparadora, ou dermolipectomia, que pode, até, ser feita de forma gratuita por serviços de cirurgia plástica do SUS e também tem a cobertura de planos de saúde. No entanto, para isso, a cirurgia deve corrigir problemas que o excesso de pele pode causar, como dermatite nas dobras, desequilíbrio e dificuldade na movimentação, não sendo somente feita com o intuito de melhorar a aparência estética.
Então, caso você esteja com essa dúvida de se submeter ou não a uma cirurgia plástica depois do processo de emagrecimento, leia este material que preparamos para te ajudar.
Quando se pode fazer a cirurgia.
A cirurgia reparadora costuma ser feita em casos de rápido emagrecimento, como após a bariátrica. Nestes casos, a pele, que foi esticada pelo excesso de gordura e não encolhe com a perda de peso, o que causa complicações, não só estéticas, mas que interferem na capacidade de movimentação da pessoa e que acumula suor e sujeiras, provocando assaduras e infecções por fungos.
Além disso, para poder fazer esta cirurgia, também é importante cumprir os seguintes requisitos:
- Estar com o peso estabilizado, sem estar mais em processo de emagrecimento, pois a flacidez pode reaparecer;
- Não apresentar tendência para voltar a engordar, pois a pele pode ser esticada novamente e haver mais flacidez e estrias;
- Ter empenho e desejo em manter uma vida saudável, com prática de atividades físicas e alimentação equilibrada.
Para fazer a cirurgia de forma gratuita ou com a cobertura pelo plano de saúde, o cirurgião plástico deverá fazer um relatório que demonstre a necessidade da pessoa, e também pode ser necessário passar pela avaliação de um médico perito para confirmação.
Após a perda de peso, qual seria a primeira parte do corpo para tratar a flacidez?
Geralmente, a maioria dos cirurgiões plásticos que estão habituados a fazer esse tipo de cirurgia plástica recomenda tratar primeiramente o abdômen. A seguir, mamas, braços, coxas e face. Contudo, a ordem pode ser mudada de acordo com a vontade do paciente, prevalecendo o bem-estar e segurança do paciente.
Pode ser realizada mais de uma cirurgia por vez?
Sim. É possível realizar mais de uma cirurgia ao mesmo tempo. As cirurgias associadas, como por exemplo, mamas e abdômen ou braços e coxas, devem ser feitas por um cirurgião muito experiente. Mas, vale ressaltar que, não é regra geral fazer a cirurgia por associação, pois o médico poderá optar por cirurgias isoladas para maior segurança.
Qual o tipo de plástica mais indicado?
A dermolipectomia é a cirurgia para retirada do excesso de pele, e existem diversos tipos, de acordo com o local a ser operado, sendo indicada pelo cirurgião plástico de acordo com o grau de flacidez e a necessidade de cada pessoa. Os principais tipos, que podem ser feitos isoladamente ou combinados são:
1. Abdominoplastia: também conhecida como dermolipectomia abdominal, esta cirurgia retira o excesso de pele formado no abdômen após o emagrecimento.
2. Mamoplastia: também conhecida como mastopexia, neste procedimento, o cirurgião plástico reposiciona as mamas, retirando o excesso de pele e deixando-as com aspecto mais firmes, podendo ser feita isoladamente, ou com a colocação de próteses de silicone, o que pode aumentar os seios, para mulheres que desejarem.
3. Cirurgia de contorno corporal: também conhecida como body lifting, esta cirurgia corrige a flacidez de diversos locais do corpo de uma só vez, como tronco, abdome e pernas, dando uma aparência mais tonificada e delineada ao corpo.
4. Lifting dos braços ou das coxas: também é chamado de dermolipectomia dos braços ou coxas, pois remove o excesso de pele que prejudica a estética e que dificulta a movimentação e atrapalha atividades profissionais e do dia-a-dia.
5. Lifting facial: este procedimento remove o excesso de flacidez e gordura que caem sobre os olhos, bochechas e pescoço, ajudando a suavizar as rugas e rejuvenescer o rosto.
Como é a recuperação da cirurgia
A cirurgia reparadora tem a duração de cerca de 2 a 5 horas, com anestesia geral ou local, o que varia de acordo com o tipo de procedimento e se há outras técnicas associadas, como a lipoaspiração.
O tempo de internação é de cerca de 1 dia, com necessidade de repouso em casa por um período de 15 dias até 1 mês.
Durante o período de recuperação é recomendado utilizar medicamentos analgésicos para dor, prescritos pelo médico, evitar carregar peso e voltar às consultas de retorno agendadas pelo cirurgião para reavaliação, geralmente após 7 a 10 dias. Em muitos casos pode ser necessário fazer profilaxia antitrombótica, tomando remédios que afinam o sangue, sob orientação médica.
Será que a cirurgia plástica após bariátrica é para você?
Para saber se a cirurgia plástica é para você, primeiro consulte-se com o médico que realizou o seu procedimento. Ele poderá solucionar as suas dúvidas e indicar ou não as demais operações.
Já nos casos em que a pessoa apenas quer melhorar a estética do corpo, este tipo de cirurgia pode ser feito em clínicas particulares.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Venha me seguir em @drrobertocoral.