A cirurgia robótica é uma ferramenta maravilhosa que a tecnologia nos proporciona. Nela, o cirurgião realiza comandos por meio de um console e o robô, inserido junto ao paciente, reproduz estes movimentos do profissional. A tecnologia robótica existe nos Estados Unidos desde o início dos anos 2000. No Brasil, os primeiros aparelhos chegaram no final desta década e, aos poucos, foram integrando a rotina de grandes centros especializados.
Mas qual a vantagem?
Na cirurgia robótica, os movimentos são muito mais precisos, pois o robô elimina tremores e instabilidades do ser humano. Conseguimos maximizar, ainda mais, a visão dentro do paciente, podendo operar em campos de visão de 3cm, por exemplo. Ou seja, enxergamos, literalmente, TUDO! Além disso, o robô faz todo o movimento sem forçar a parede abdominal do paciente, resultando muito menos dor pós-operatória.
Resultado de tudo isso?
Menor dor, alta mais precoce, menor chance de sangramento e eventuais erros humanos. Sem falar na ergonomia do cirurgião que pode ficar sentado operando de maneira bem mais confortável.
A tecnologia ainda é cara, sem cobertura pela maioria das operadoras de saúde, mas esperamos que em breve o robô seja uma realidade para todos!
Terminei minha certificação em cirurgia robótica em agosto de 2021 e estou preparado para oferecer este tratamento para os meus pacientes!