Sedentarismo e Obesidade.
WhatsApp08 de dezembro de 2021

A obesidade caracteriza-se quando a gordura acumulada é excessiva e o índice de massa corporal (IMC) é acima de 30, que é o resultado de um cálculo matemático: peso do paciente dividido pela altura ao quadrado (peso/altura²). Fatores genéticos e ambientais são as principais causas do aumento da obesidade.
Quando ingeridos um número maior de calorias do que gastamos, elas se concentram no corpo na forma de gordura, conduzindo ao longo do tempo a obesidade.
O sedentarismo é a falta de atividade física, do corpo em movimento, para demandar gasto de energia. Quando não há essa queima não é considerado válido como exercício físico. Além do acúmulo de tecido adiposo, o sedentarismo aumenta os riscos de várias doenças como as cardiorrespiratórias, pressão alta e triglicérides, colesterol e diabetes, além disso, devido ao sobrepeso no esqueleto, há mais possibilidade de problemas ósseos e nas articulações, devido ao maior atrito, principalmente nos membros inferiores, que suportam o corpo todo. Ainda ocorre a sobrecarga nos órgãos, onde o paciente é mais suscetível a paradas cardiorrespiratórias e AVC.
Como prevenir a obesidade e evitar o sedentarismo?
O principal ponto é a mudança no estilo de vida, com alimentação e equilíbrio. Separamos algumas recomendações abaixo para você
- Procure um nutricionista, ele poderá indicar o melhor cardápio para sua dieta;
- Diminua os alimentos industrializados e aumente o consumo de frutas e verduras;
- Inclua hábitos saudáveis na alimentação;
- Procure receitas mais leves e com ingredientes mais naturais;
- Melhore a qualidade do sono, o descontrole dos hormônios produzidos durante o sono aumenta a fome e o acúmulo de tecido adiposo;
- Não jante próximo ao horário de dormir;
- Ingira bastante água e;
- Pratique algum esporte pelo menos 3 vezes na semana;
Crie uma rotina de atividades físicas, hoje existem diversos roteiros de atividades que podem ser feitas em casa mesmo, sem equipamentos, como algumas dicas abaixo:
- Corrida no lugar: esse movimento é ideal para quem busca perda de peso, de pé imagine que está correndo, porém não saia do lugar;
- Prancha: este exercício atua em todo o corpo, mas principalmente nos braços, abdômen e coxas, apoie o corpo na planta das mãos e na ponta dos pés, mantenha o corpo ereto, mas neste caso não há movimento, apenas se sustente pelo tempo que conseguir manter;
- Dança: a dança é uma atividade que deve ser levada em consideração, ela atua em diversas partes do corpo além de ajudar na coordenação motora, memória e alegra a vida.
- Alongamento total (lombar, membros superiores e inferiores): sente-se e estique as pernas para frente, em seguida una os pés e leve o tronco para a frente, estique os braços e busque alcançar as pontas dos pés. Caso consiga, segure a sola do pé.
Separe 30 minutos do seu dia para cuidar do seu corpo, pelo menos 3 vezes por semana, assim seu corpo terá mais atividade, o que favorece a recuperação muscular, óssea e corporal. O ideal é encontrar uma atividade física que faça bem para você e seu corpo.
O sedentarismo e a obesidade estão relacionados entre si, influenciando diretamente em nossa qualidade de vida. A mudança de hábitos é difícil, mas é essencial para uma maior qualidade de vida. É natural do nosso corpo se adaptar com o passar do tempo, por isso é preciso força de vontade e disposição. O foco na boa alimentação e uma vida regrada de atividades é recompensado com uma vida mais saudável e ativa. Também é bom ficar atento ao excesso de consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, que só trazem malefícios para o corpo todo. Com organização, é possível estabelecer uma rotina que proporcione saúde e bem-estar.