A importância do ferro no organismo pós bariátrica.
WhatsApp20 de abril de 2023

A cirurgia bariátrica é uma das melhores alternativas para pacientes obesos que desejam mais qualidade de vida. Porém, após a bariátrica, há uma grande redução na absorção de nutrientes, especialmente de ferro. Por isso, é recomendável que as pessoas que passaram por uma cirurgia bariátrica tomem suplementos de ferro para repor as reservas deste nutriente. Além disso, os suplementos de ferro também podem ajudar a prevenir anemias e outros problemas relacionados à deficiência deste nutriente, como o cansaço e a fadiga.
A falta de ferro pode levar a anemia ferropriva, que é caracterizada por sintomas como:
- Fadiga;
- Fraqueza;
- Dor de cabeça;
- Palidez da pele;
- Tontura;
- Dificuldade em concentrar-se;
- Insuficiência cardíaca congestiva.
Além disso, outros sintomas incluem falta de ar, batimento cardíaco irregular, perda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, pele pálida e língua inflamada. A anemia ferropriva também pode causar dor no osso do quadril, no pescoço e na parte superior das coxas. Algumas pessoas também podem ter dificuldade em engolir ou sentir dor no peito durante o processo.
Como prevenir a deficiência?
Para que haja a prevenção de sua deficiência, o paciente deve ingerir 40 a 65 mg de ferro por dia (200 – 400 mg de sulfato de ferro). Nas mulheres em idade reprodutiva, as recomendações aumentam para 100 mg de ferro elementar por dia (400 a 800 mg de sulfato ferroso). Além disso, ocorre o consumo de alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, vísceras, peixes, ovos, vegetais com folhas verdes escuras, leguminosas, cereais, nozes, algas, frutos secos, entre outros.
Ainda, deve-se evitar o consumo de chá, café, leite e seus derivados junto ao alimento para que não haja a redução da absorção de ferro. A anemia ferropriva também pode ser tratada com suplementos vitamínicos que contenham vitamina B12 e ácido fólico. A suplementação de ferro também é importante para repor os níveis deste nutriente no organismo. Por isso, é importante que o paciente procure um médico para obter o diagnóstico e o tratamento adequado.
Então, para evitar o surgimento desta deficiência, cuide bem da sua dieta e não esqueça de usar seu polivitamínico diariamente, além, obviamente de consultar-se regularmente com a sua equipe multidisciplinar. Cuidem-se!