A importância da saúde mental no pré e pós-operatório da bariátrica.
WhatsApp14 de setembro de 2023

A cirurgia bariátrica envolve vários cuidados além da parte física, muito do seu sucesso é resultado da parte psicológica, por isso, a importância do acompanhamento da equipe multidisciplinar e principalmente do psicólogo, infelizmente muitos pacientes abandonam o acompanhamento psicológico, atrapalhando o tratamento conta a obesidade a longo prazo.
Antes da cirurgia o paciente precisa ser avaliado cuidadosamente, para que seja diagnosticado os transtornos comportamentais, como os alimentares, de compras, uso de substâncias e outros, em especial transtornos alcoólicos e sintomas de depressão ou ansiedade.
Se algum transtorno for diagnosticado, será preciso que o paciente tenha tratamento mais focado em todo o processo. O que não é comum, são casos onde o paciente desenvolve uma patologia psicológica no período pós-operatório da cirurgia bariátrica. Quando isso acontece, geralmente é porque o paciente deixou de comparecer às consultas, interrompendo o tratamento por conta própria.
É importante que o profissional avalie nesse primeiro momento, se o paciente realmente entende todas as questões que envolvem o procedimento e o tratamento completo, como:
• As possíveis complicações e os riscos envolvidos no procedimento;
• Quais são os benefícios esperados;
• Como funcionam e para que servem todos os exames necessários;
• Quais serão os procedimentos realizados a longo prazo;
• Todas as consequências emocionais, sociais e físicas envolvidas;
• Quais serão as suas responsabilidades;
• Caso seja necessário, ele precisará de um tratamento psicológico prévio.
Mas a obesidade é um problema psicológico?
Não. A obesidade é uma doença crônica, que vem acompanhada de uma série de complicações da saúde global do paciente e de outras doenças. É comum que o paciente apresenta pressão arterial alta, dores cervicais, bem como ansiedade, agitação psicológica e até sintomas depressivos. A compreensão de como os estados de humor afetam ou são afetados pela doença obesidade é algo importante e alvo do acompanhamento psicológico.
Autocuidado no pós-operatório.
O pós-operatório auxilia o paciente com a reeducação alimentar, assim como o jeito de se olhar com cuidado e não se autossabotar como acontecia antes da cirurgia. Alguns pacientes quando não tratados acabam adquirindo a visão distorcida do corpo, o que pode acabar resultando em uma bulimia. A cirurgia exige uma vigilância constante com a equipe de profissionais para que com o passar dos anos não aconteça o reganho de peso.
Portanto, o acompanhamento com a equipe de especialistas e principalmente o trabalho terapêutico em pacientes que pretendem aderir à cirurgia bariátrica devem ser um dos primeiros passos a seguir para garantir um bom resultado.