• Dr. Roberto Viña Coral • Blog • Afinal, qual IMC devo ter para fazer Cirurgia Bariátrica? •

Atenção ao Paciente BLOG

Afinal, qual IMC devo ter para fazer Cirurgia Bariátrica?

18 de julho de 2022

Afinal, qual IMC devo ter para fazer Cirurgia Bariátrica?

O Índice de Massa Corporal ou IMC é uma medida utilizada para saber se a pessoa está dentro do peso ideal. O resultado é obtido por meio da divisão do peso do indivíduo por sua altura ao quadrado.

A partir do resultado obtido é possível saber se o paciente está acima do peso ou não. Geralmente, o indivíduo que apresenta resultado acima de 25 é considerado acima do peso.

Através do peso e altura classificamos o paciente com obesidade grau I quando IMC > 30 kg/m². Obesidade grau II quando IMC > 35kg/m². Por fim, obesidade grau III, ou mórbida, quando IMC > 40KG/m².

Segundo nova resolução da ANS de dezembro de 2017, o paciente deve ter comprovado histórico de pelo menos 5 anos deste peso e tratamento clínico por pelo menos 2 anos.

IMC mínimo para realizar a bariátrica.

A cirurgia bariátrica é uma das maneiras de combater a obesidade. Além da perda de peso, o procedimento garante mais saúde e qualidade de vida. Além disso, é uma maneira de controlar algumas doenças associadas ao excesso de peso, como diabetes tipo 2 e hipertensão.

No entanto, para realizar o procedimento existem algumas indicações determinadas pelo Ministério da Saúde, como:

• Apresentar IMC igual ou maior que 50 kg/m²

• Apresentar IMC igual ou maior que 40 Kg/m², com ou sem comorbidades associadas. Entretanto, é preciso que o paciente tenha realizado tratamento clínico por, no mínimo, dois anos.

• Apresentar IMC igual ou maior que 35kg/m² e comorbidades, como problemas cardiovasculares, diabetes ou hipertensão, por exemplo.

É importante ressaltar que o IMC para a indicação da cirurgia bariátrica pode ser variável. Isso porque algumas pessoas, embora apresentem o IMC ideal para o procedimento, não possuem outros problemas de saúde. 

Em outros casos, pacientes com IMC de 32 kg/m² podem apresentar doenças relacionadas, como diabetes, por exemplo. Além disso, o procedimento também leva em consideração a idade do paciente. Sendo assim, a cirurgia é recomendada para indivíduos com idades entre 16 e 65 anos. 

Por isso, além de saber qual o IMC para a cirurgia bariátrica, é importante saber avaliar outros critérios.

Contraindicações da cirurgia bariátrica.

Além dos parâmetros indicativos como IMC para cirurgia bariátrica e as situações citadas acima, existem também as contraindicações tais como:

• Pacientes com limitação intelectual significativa, que não possuem o suporte médico e familiar adequados;

• Transtornos psiquiátricos não tratados, incluindo dependência química. Porém os pacientes que apresentam quadros psiquiátricos graves, quando estabilizados, não impossibilita a realização do procedimento;

• Doenças graves descompensadas, que podem influenciar a relação risco-benefícios de realizar a cirurgia bariátrica;

• Hipertensão portal, com varizes esofagogástricas; doenças imunológicas ou inflamatórias do trato digestivo superior que possam representar riscos de sangramento digestivo ou outras condições de risco ao paciente;

• Síndrome de Cushing decorrente de hiperplasia na suprarrenal não tratada e tumores endócrinos.

Por fim, consulte um médico especialista antes de decidir pela cirurgia bariátrica. Afinal, só ele saberá avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento.

TODOS

Dr. Roberto Coral ESPECIALIDADES

  • Cirurgia do APARELHO
    DIGESTIVO

    A Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade médica que realiza o tratamento cirúrgico das patologias do sistema digestivo, com exceção da cavidade oral.

    SAIBA MAIS

  • Cirurgia BARIÁTRICA
    E METABÓLICA

    A Cirurgia Bariátrica e Metabólica é indicada para pacientescom IMC > 35kg/m² com comorbidades associadasou para qualquer paciente com IMC > 40kg/m²

    SAIBA MAIS

Clínica nas Nuvens AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Você pode consultar os horários disponíveis e agendar sua consulta agora mesmo. É só clicar no link e escolher o melhor dia e horário para sua consulta.

Atenção ao Paciente DEPOIMENTOS