• Dr. Roberto Viña Coral • Blog • Cirurgia Bariátrica Duodenal Switch •

Atenção ao Paciente BLOG

Cirurgia Bariátrica Duodenal Switch

26 de dezembro de 2023

Cirurgia Bariátrica Duodenal Switch

Criada em 1978, a técnica Duodenal Switch é responsável por apenas 5% dos casos de cirurgia bariátrica atualmente.

Isso porque, entre outras coisas, ela é recomendada para casos extremos de obesidade e diabetes grave. O procedimento é feito a partir de uma técnica mista, por meio da qual é retirado aproximadamente entre 60 e 80% do estômago. Ainda assim, a anatomia básica do órgão e sua fisiologia de esvaziamento são mantidas.

Este procedimento possui dois componentes:

 - Primeiro, uma bolsa estomacal tubular menor é criada pela remoção de uma porção do estômago, muito semelhante à gastrectomia vertical.

 - Em seguida, uma grande parte do intestino delgado é desviada.

E quais as suas vantagens?

- O procedimento leva à perda de 75% a 85% do excesso de peso inicial, uma porcentagem consideravelmente maior em relação às demais.

- A absorção de gordura é reduzida para 20%, contribuindo para a perda de peso.

- Proporciona perda e boa manutenção de peso no longo prazo (claro, seguindo as orientações da equipe transdisciplinar).

- Há menos restrição da ingestão alimentar.

- O reservatório gástrico é completamente acessível aos métodos de investigação radiológica e endoscópica.

- Contribui consideravelmente no controle e na diminuição de doenças relacionadas à obesidade, melhorando a qualidade de vida do paciente.

E quais as suas desvantagens?

- Evacuações líquidas e frequentes no início e quando o paciente "abusa" dos alimentos gordurosos

- Gases com mau-cheiro

- Maior risco de desnutrição protéica devido ao longo segmento de intestino desviado (sem absorção de nutrientes).

- Osteoporose.

- Anemias devido a má absorção de ferro.

- Úlceras no duodeno

- Síndrome de "Dumping". Quando o paciente ingere grande quantidade de comida ou alimentos ricos em açúcar. Esses alimentos chegam muito rápido no intestino e causando sintomas como sudorese, taquicardia e sonolência.

- Cálculo (pedras) na vesícula biliar pela alteração de absorção dos sais biliares. Sempre que possível é realizada a retirada da vesícula biliar durante a cirurgia.

- O elemento de má absorção do Duodenal Switch requer que os pacientes que se submetam ao procedimento necessitem tomar suplementos vitamínicos e minerais. Suplementos frequentemente receitados incluem um multivitamínico diariamente, citrato de cálcio, e as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K

A cirurgia metabólica e bariátrica é tão ou mais segura do que outros procedimentos comumente realizados, incluindo a cirurgia de vesícula biliar. Quando realizada em um Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a cirurgia bariátrica e metabólica tem uma taxa de mortalidade de 0,13%. Isso significa que, de 10.000 pessoas que realizaram esse tipo de cirurgia, 9.987 pessoas em média sobreviveram à cirurgia e 13 não. A remoção da vesícula biliar tem uma taxa de mortalidade de 0,4%. Isso significa que, de 10.000 pessoas que têm a vesícula biliar removida, 9,960 pessoas em média sobreviveram à cirurgia e 40 não.

Todas as cirurgias apresentam riscos. Esses riscos variam, dependendo do peso, idade e histórico médico. Os pacientes devem discutir os riscos com o médico e o cirurgião bariátrico e metabólico. 

TODOS

Dr. Roberto Coral ESPECIALIDADES

  • Cirurgia do APARELHO
    DIGESTIVO

    A Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade médica que realiza o tratamento cirúrgico das patologias do sistema digestivo, com exceção da cavidade oral.

    SAIBA MAIS

  • Cirurgia BARIÁTRICA
    E METABÓLICA

    A Cirurgia Bariátrica e Metabólica é indicada para pacientescom IMC > 35kg/m² com comorbidades associadasou para qualquer paciente com IMC > 40kg/m²

    SAIBA MAIS

Clínica nas Nuvens AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Você pode consultar os horários disponíveis e agendar sua consulta agora mesmo. É só clicar no link e escolher o melhor dia e horário para sua consulta.

Atenção ao Paciente DEPOIMENTOS