Cirurgia robótica em pacientes bariátricos.
WhatsApp28 de março de 2022

Dentre as opções terapêuticas, a cirurgia bariátrica tem se mostrado como o método mais eficaz e duradouro para se atingir o peso adequado, com melhora dos problemas de saúde relacionados à obesidade.
Nesse cenário, em que se considera o paciente obeso como um paciente complexo, com maiores riscos de complicações pós-operatórias, o acesso minimamente invasivo, através da cirurgia videolaparoscópica ou cirurgia robótica, foi uma grande evolução, propiciando melhor recuperação pós-operatória com redução da incidência de complicações pós-operatórias.
A cirurgia robótica reúne uma série de vantagens ao paciente bariátrico. A recuperação é mais rápida, o que permite um retorno antecipado às atividades cotidianas. Há menos risco de infecções e sangramentos, além de cortes e cicatrizes mínimas. Isso é possível porque as pinças articuladas do robô, controladas pelo cirurgião dentro da sala de operações, são mais precisas e delicadas, alcançando áreas de difícil acesso às mãos.
O paciente passa por uma recuperação com menos desconfortos. Muitas vezes, bastam apenas 24 horas de internação. O equipamento é especialmente indicado para obesos com IMC (Índice de Massa Corporal) mais elevado, por exemplo, superior a 50 e também em cirurgias revisionais de recidiva de peso. Nesses casos, os benefícios são ainda mais significativos com o uso do robô e favorecendo o processo de recuperação.
Vantagens da cirurgia robótica.
- A atuação mais precisa e segura do cirurgião, com melhores resultados devido аs imagens Full HD em 3D, fundamentais para dar a dimensão de profundidade;
- Total segurança no manuseio dos instrumentais, uma vez que o equipamento conta com dispositivos de segurança diante do comando do console;
- Melhor desempenho do movimento durante os procedimentos, chegando a até 360° de rotação, permitindo ao cirurgião alcançar estruturas que nenhuma outra modalidade cirúrgica oferece;
- Menor risco de infecção;
- Menor perda de sangue;
- Menor tempo de cirurgia;
- Recuperação mais rápida;
- Diminuição das dores e complicações pós-cirúrgicas.
Vantagens em relação à cirurgia laparoscópica.
- Mais precisão nas cirurgias em locais de difícil acesso, como nas regiões de pelve, diafragma e saída do esôfago;
- Melhor ergonomia — O cirurgião fica sentado em posição confortável, o que ajuda nas cirurgias longas;
- Mais intuitivo — O robô reproduz movimentos similares aos do cirurgião. Na laparoscopia convencional, o mecanismo de movimentação dos instrumentos cirúrgicos inverso. O cirurgião movimenta os dedos para a esquerda e a pinça se move para a direita;
- Visão tridimensional para os cirurgiões;
- O sistema da Vinci foi programado para ignorar os tremores da mão do médico e manter o braço mecânico estável.
Indicações de cirurgia robótica.
As cirurgias por robótica são opções terapêuticas menos invasivas do que as cirurgias abertas, e ainda mais sensíveis do que a laparoscópica.
Na cirurgia do aparelho digestivo diversas são as aplicações da cirurgia robótica como:
- Tratamento de hérnias abdominais simples e principalmente complexas;
- Tratamento cirúrgico do refluxo, principalmente as reoperações;
- Tratamento cirúrgico dos diversos tipos de cânceres digestivos, como do intestino e estômago;
- Todas as cirurgias digestivas, como colecistectomia (retirada da vesícula), esplenectomia e outras.
A Cirurgia Bariátrica Robótica apresenta vantagens nítidas nos grandes obesos, super-obesos e super-super-obesos. Nos próximos anos, novos robôs deverão ser lançados no mercado, o que aumentará a concorrência e tornará o método mais barato e acessível.