Conheça 3 novas tecnologias para a obesidade e doenças metabólicas.
WhatsApp26 de novembro de 2021

A medicina está evoluindo constantemente. Por isso, sempre surgem tendências nas mais diversas especialidades. Conheça 3 tendências em cirurgia bariátrica e metabólica.
Cirurgia Metabólica
A cirurgia metabólica nada mais é do que a própria cirurgia bariátrica aplicada no paciente com IMC>30kg/m2 com diagnóstico de Diabetes. Cada vez mais surgem evidências científicas da melhora no tratamento desta doença com a cirurgia metabólica, evitando a progressão da mesma para problemas renais e vasculares, como amputações, diálise e cegueira. No último congresso de cirurgia bariátrica e metabólica, foi amplamente discutido este tema, sendo muito relevante o benefício aos nossos pacientes.
Endosutura.
A sutura gástrica é realizada através de um dispositivo acoplado ao aparelho de endoscopia. Sendo assim, pode ser usado para várias finalidades, na qual o objetivo seja aproximar tecidos por endoscopia, sem a necessidade de uma cirurgia. Desenvolvido e aprovado nos Estados Unidos é utilizado em diversos países da América, Europa e Ásia. As principais indicações no tratamento da obesidade são:
- Redução da capacidade do estômago por endoscopia (Gastroplastia Endoscópica Primária);
- Revisão e correção de cirurgias bariátricas, como Sleeve e bypass (Gastroplastia Endoscópica Secundária ou Sutura da Anastomose e pouch gástrico);
- Tratamento de complicações de cirurgias bariátricas como as fístulas.
Cirurgia Robótica.
Uma cirurgia é um tipo de procedimento médico que é realizado em um paciente quando há a necessidade de uma intervenção manual ou instrumental do médico no paciente.
A cirurgia robótica é o mesmo tipo de procedimento, mas este é realizado por uma equipe médica com um auxílio de um robô, o Da Vinci, que possui quatro braços mecânicos equipados com diferentes instrumentos médicos. O cirurgião comanda o robô através de um console dentro da sala cirúrgica. A técnica permite altíssima precisão, com mínimo risco de sangramentos ou outras complicações. Essa é uma das tecnologias mais avançadas de tratamento médico disponível e os médicos que realizam esse tipo de procedimento são altamente capacitados.
O XXI Congresso de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que se encerrou neste sábado (13), em São Paulo, debateu os tratamentos e novas tecnologias para a obesidade e doenças metabólicas.
De acordo com Antônio Carlos Valezi, presidente da comissão científica do CBCBM, “modernidade” é a palavra certa para o evento. “Abordamos cirurgia por robô, que é uma técnica bastante inovadora e permite acessos diferenciados em relação à laparoscopia, com vantagens em alguns casos. Outro ponto atual são as cirurgias feitas para o diabetes e outras doenças metabólicas, como a gordura no fígado que pode ser melhorada pela técnica”.