Doença do Refluxo Gastroesofágico (causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e recomendações)
WhatsApp19 de novembro de 2021

A doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE, é uma doença do trato digestivo, caracterizada por um refluxo ácido crônico, que ocorre quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago. A DRGE é uma condição comum, que afeta 21% dos brasileiros todos os meses, sendo considerada um problema da vida moderna que pode estar relacionado ao tabagismo, dietas e hábitos alimentares inadequados, obesidade, abuso do álcool e estresse. Essa é a razão pela qual a primeira indicação médica para o seu tratamento é mudar o estilo de vida. Somadas a outras estratégias medicamentosas e até cirúrgicas, é possível controlá-la e ainda prevenir complicações.
Causas
- Alimentos gordurosos;
- Hérnia de hiato;
- Obesidade;
- Idade maior ou igual a 50 anos;
- Tabagismo;
- Álcool;
- Gravidez;
- Alguns tipos de medicamentos;
- Estresse e;
- Cansaço.
Sintomas
- Rinite;
- Sinusite;
- Otite;
- Asma;
- Tosse;
- Erosão dentária;
- Cárie;
- Gengivite;
- Dificuldade ou dor ao engolir (disfagia e odinofagia, respectivamente);
- Rouquidão;
- Arroto;
- Náusea;
- Pigarro;
- Mau hálito e;
- Dor de ouvido.
Diagnóstico
O diagnóstico da DRGE se inicia com uma anamnese cuidadosa, capaz de identificar os sintomas característicos, bem como definir sua intensidade, duração e frequência. Devem ser observados fatores desencadeantes e de alívio, além de ser determinado o padrão de evolução da doença, assim como o impacto na qualidade de vida dos pacientes.
Com relação aos exames, a endoscopia digestiva alta (EDA) é o método de escolha para avaliar se há lesões causadas pelo refluxo.
A pHmetria e a impedanciopHmetria esofágica são consideradas métodos diagnósticos específicos e sensíveis para diagnóstico do refluxo e sua correlação com os sintomas referidos pelos pacientes. São indicados para documentar a exposição ácida no esôfago.
Tratamento
A DRGE frequentemente pode ser controlada com mudanças no estilo de vida e com medicação. O médico pode recomendar outros passos de intervenção para pacientes cujos sintomas não sejam aliviados com medicamentos ou mudanças de estilo de vida.
A cirurgia somente é recomendada para pessoas cujos sintomas de DRGE não são aliviados por medicação ou mudanças de estilo de vida. Um procedimento cirúrgico utilizado para tratar a DRGE é chamado de fundoplicatura laparoscópica. Esse procedimento minimamente invasivo reforça a válvula na base do esôfago para prevenir o refluxo.
Recomendações
- Evitar beber líquidos durante as refeições;
- Evitar comer de 2 a 3 horas antes de se deitar;
- Evitar deitar ou fazer exercícios logo após as refeições;
- Beber chá de camomila, pois ele atua acalmando o intestino e o estômago.