Metabolismo e Alimentação. A combinação perfeita.
WhatsApp25 de fevereiro de 2022

O metabolismo pode ser definido como a forma com que o organismo converte calorias em energia para realizar funções vitais como batimento cardíaco e funções do Sistema Nervoso Central. Quanto mais acelerado for o metabolismo maior será a queima de calorias e consequentemente menor será o acúmulo de gorduras.
Sendo assim, a nutrição está diretamente relacionada com o metabolismo porque é um dos fatores que podem contribuir para que ele se torne mais lento ou mais acelerado.
Como a alimentação influencia no metabolismo?
Os alimentos ricos em fibras e nutrientes exigem maior esforço do organismo, desde a mastigação até o processo final de digestão. Isso faz com que o gasto energético seja muito maior, o que acelera o funcionamento do metabolismo e, consequentemente, ajuda no emagrecimento.
Estudos também mostraram que ingerir proteína ajuda na saciedade, o que significa que você se sentirá mais cheio após as refeições, evitando o consumo em excesso. A digestão de proteína costuma aumentar a taxa metabólica de 15 a 30%, os carboidratos de 5 a 10% e as gorduras de 0 a 3%.
Comer mais proteína também reduz a queda no metabolismo, evitando que você perca músculos, um efeito colateral comum de dietas restritivas.
Bebidas naturais que aceleram o metabolismo
- Água com limão;
- Batida de frutas;
- Batida de maçã;
- Batida de toranja;
- Café com canela;
- Chá-verde com gengibre;
- Chá de açafrão;
- Chá de hibisco com canela;
- Chá mate com limão e
- Suco de melancia com pimenta.
Tome café da manhã todos os dias e NÃO pule as refeições.
De acordo com o National Weight Control Registry, um estudo que acompanhou 5.000 pessoas que perderam peso e o mantiveram por mais de cinco anos, 78% tomavam café da manhã todos os dias.
Certifique-se de não pular essa refeição. Ter uma alimentação matinal rica em nutrientes como aveia, amêndoas, frutas, ovos e queijo desperta o seu metabolismo e adiciona energia para que o motor comece a funcionar bem.
Comer menos é um método para a redução de peso chave, porém comer muito pouco traz um resultado oposto do esperado em longo prazo.
Foi comprovado através de pesquisas que comer menos de 1.000 calorias diárias leva a uma queda significativa na taxa metabólica, que continua após o término da dieta para perda peso.
Em pessoas obesas, a resposta à fome pode reduzir significativamente o número de calorias queimadas. Por exemplo, um estudo sugere que essa desaceleração na taxa metabólica poupa até 504 calorias por dia. Porém, se você realiza o jejum intermitente, curiosamente ele parece minimizar esse efeito.
Tenha em mente que fazer pequenas mudanças de estilo de vida e incorporar essas dicas de como acelerar o metabolismo em sua rotina pode realmente contribuir para uma taxa metabólica mais alta.
Ter uma taxa metabólica mais alta contribuirá com a perder peso, ao mesmo tempo em que te dará mais energia.