• Dr. Roberto Viña Coral • Blog • Obesidade e Alimentos Ultraprocessados •

Atenção ao Paciente BLOG

Obesidade e Alimentos Ultraprocessados

31 de agosto de 2021

Alimentos Ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados são formulações da indústria, feitos em sua maioria ou totalmente a partir de ingredientes e aditivos, contendo pouco ou nenhum alimento integral, como é o caso dos refrigerantes, do macarrão instantâneo e dos salgadinhos. Nestes alimentos, são adicionados açúcares, sal e gorduras não saudáveis, como as hidrogenadas. Normalmente, possuem índice insuficiente de fibras, vitaminas e minerais.

O impacto do aumento no consumo de ultraprocessados pelos brasileiros nas últimas três décadas atua tanto na saúde individual quanto em aspectos coletivos, como a cultura alimentar, a vida social e o meio ambiente. São muito pobres em fibras (essenciais para a prevenir as doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer) e suas características estimulam o consumo excessivo de calorias. Não trazem quantidade significativa de vitaminas, minerais e outras substâncias presentes em alimentos in natura ou minimamente processados, além de apresentarem maior teor de açúcar livre, sódio, gorduras totais e saturadas. Com esse perfil nutricional tão desfavorável, não é de se admirar que estejam entre os fatores da epidemia mundial de obesidade: “a causa da epidemia de obesidade mais importante é o consumo de ultraprocessados, que são rapidamente absorvidos pelo organismo e de baixo teor de saciedade. Famílias que compram mais desses produtos têm maior risco de obesidade e há estudos recentes relacionando o consumo ao aumento do Índice de Massa Corpórea (IMC) médio da população, afetando os índices de circunferência abdominal elevada em 23-34%, de síndrome metabólica (presença de hipertensão, diabetes e dislipidemia) em 79%, de dislipidemia (alterações no colesterol e triglicerídeos) em 102%, de doenças cardiovasculares em 29-34% e da mortalidade por todas as causas em 25%.

Fonte: Estadão (adaptado por Dr. Roberto Coral)

TODOS

Dr. Roberto Coral ESPECIALIDADES

  • Cirurgia do APARELHO
    DIGESTIVO

    A Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade médica que realiza o tratamento cirúrgico das patologias do sistema digestivo, com exceção da cavidade oral.

    SAIBA MAIS

  • Cirurgia BARIÁTRICA
    E METABÓLICA

    A Cirurgia Bariátrica e Metabólica é indicada para pacientescom IMC > 35kg/m² com comorbidades associadasou para qualquer paciente com IMC > 40kg/m²

    SAIBA MAIS

Clínica nas Nuvens AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Você pode consultar os horários disponíveis e agendar sua consulta agora mesmo. É só clicar no link e escolher o melhor dia e horário para sua consulta.

Atenção ao Paciente DEPOIMENTOS