Vitamina B12
WhatsApp16 de setembro de 2021

A deficiência de vitamina B12 pode levar a anemia grave e contribuir silenciosamente para problemas cardíacos, e neurológicos, desde os de ordem sensoriais até distúrbios psiquiátricos e da aprendizagem. Assim, as deficiências nutricionais servem para nos alertar sobre a importância da vigilância nutricional após a cirurgia bariátrica.
Por que indivíduos que se submeteram à cirurgia bariátrica apresentam maior probabilidade de desenvolver anemia por carência de vitamina B12?
As anemias megaloblásticas, ou por deficiência de vitamina B12, podem ocorrer após a cirurgia bariátrica devido a falta do chamado Fator Intrínseco, produzido no corpo do estômago. Este Fator, é vital para a absorção desta vitamina num segmento final do nosso intestino, chamado ÍLEO DISTAL. Tanto as técnicas do Bypass e Sleeve, podem contribuir para a falta do Fator Intrínseco, por não envolver mais esta parte do estômago na digestão. No Bypass, esta parte do órgão fica de "fora", pois há um desvio de intestino. Já no Sleeve, esta parte do estômago é totalmente removida, prejudicando a absorção de B12 no intestino.
Quais são os sintomas principais da falta de vitamina B12?
- Palidez
- Fraqueza
- Fadiga
- Falta de ar (casos graves)
- Tonturas
- Mudanças de humor: irritabilidade, psicose, depressão.
- Sensações de alfinetes e agulhas na pele pela alteração na sensibilidade
Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.
Como suprir a falta desta vitamina?
O tratamento da deficiência de vitamina B12 é feito com a reposição desta vitamina por meio de injeções intramusculares, pela ingestão de comprimidos na forma oral ou sublingual, ou pela aplicação de sprays nasais. Dependendo do nível da vitamina, podemos iniciar as reposições pelos métodos orais. Se não responder bem, será necessários injeções intramusculares com alguma frequência a ser determinada pelo seu médico.
Quais alimentos são ricos em vitamina B12?
Os alimentos ricos em vitamina B12 são especialmente os de origem animal, como peixes, carnes, ovos e laticínios, e ela desempenha funções como a manutenção do metabolismo do sistema nervoso, a formação do DNA e a produção de glóbulos vermelhos saudáveis para o sangue, prevenindo anemia.
A alimentação, por si só, não recupera a deficiência de vitamina B12 em pacientes após cirurgia bariátrica. A melhor escolha de tratamento é o combinado, ou seja, a orientação dietética e o tratamento medicamentoso. A suplementação de vitaminas é obrigatória e de extrema importância e o paciente deve entender as razões pelas quais ele precisa aderir rigorosamente a essa medida.
Fonte: https://www.beltnutrition.com.br (adaptado por Dr. Roberto Coral)