• Dr. Roberto Viña Coral • Blog • Estudos comprovam eficácia da cirurgia bariátrica no combate ao diabetes tipo 2. •

Atenção ao Paciente BLOG

Estudos comprovam eficácia da cirurgia bariátrica no combate ao diabetes tipo 2.

18 de outubro de 2021

Estudos comprovam eficácia da cirurgia bariátrica no combate ao diabetes tipo 2.

A obesidade afeta mais de 600 milhões de pessoas no mundo, sendo que 30 milhões somente no Brasil. Da obesidade, decorrem inúmeras doenças, tais como:

  • Hipertensão;
  •     Dislipidemia;
  •     Apneia do sono;
  •     Problemas ortopédicos severos e;
  •     Diabete tipo 2.

Os tratamentos convencionais para afastar o diabetes em obesos são menos eficazes quando comparados à cirurgia bariátrica. É o que apontam diversos estudos mundiais recentes, que demonstram que a doença pode até ser controlada.

Neste ano, dois novos estudos destacam a eficiência da cirurgia bariátrica no combate do diabetes tipo 2. Um deles feito pela Cleveland Clinic, uma das cinco melhores redes de hospitais dos Estados Unidos, revelou que a cirurgia bariátrica se destaca como o método mais eficiente no combate ao diabete tipo 2 em pacientes com obesidade moderada e permite também a diminuição do uso de medicamentos para controle de colesterol e pressão arterial. Outro estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, apontou que a cirurgia bariátrica supera outros tratamentos por conseguir levar pacientes obesos à remissão do diabetes tipo 2.

Os estudos trazem uma perspectiva animadora para reduzir a incidência de uma doença grave e silenciosa. O tratamento das doenças associadas à obesidade é um problema caro para o governo, que só em 2011 gastou quase R$ 500 milhões com 26 tipos de comorbidades. Nesse cenário a cirurgia bariátrica surge como uma excelente opção para o combate a essas doenças.

O Brasil é o segundo país com mais cirurgias realizadas, com cerca de 80 mil procedimentos por ano, atrás apenas dos Estados Unidos, que realizam cerca de 140 mil cirurgias anualmente. Do número total de cirurgias feitas no Brasil estima-se que 10% são feitas pelo SUS. O número de procedimentos cresceu 90% nos últimos cinco anos e 300% em dez anos.

Fonte:https://www.sbcbm.org.br/estudos-internacionais-comprovam-eficacia-da-cirurgia-bariatrica-no-combate-ao-diabetes-tipo-2/ (adaptado por Dr. Roberto Coral)

TODOS

Dr. Roberto Coral ESPECIALIDADES

  • Cirurgia do APARELHO
    DIGESTIVO

    A Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade médica que realiza o tratamento cirúrgico das patologias do sistema digestivo, com exceção da cavidade oral.

    SAIBA MAIS

  • Cirurgia BARIÁTRICA
    E METABÓLICA

    A Cirurgia Bariátrica e Metabólica é indicada para pacientescom IMC > 35kg/m² com comorbidades associadasou para qualquer paciente com IMC > 40kg/m²

    SAIBA MAIS

Clínica nas Nuvens AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Você pode consultar os horários disponíveis e agendar sua consulta agora mesmo. É só clicar no link e escolher o melhor dia e horário para sua consulta.

Atenção ao Paciente DEPOIMENTOS